segunda-feira, 26 de agosto de 2013

10 designers de logo famosos e suas obras



Muitas vezes o logo é a “primeira impressão” da empresa, e nem sempre o designer escolhido foi feliz em sua criação. Um logo não é apenas algo bonitinho com cores combinando, ele precisa passar uma mensagem, traduzir o que a marca é. Muitas vezes algumas mensagens são subliminares – propositalmente ou não, depende muito do conceito.
Pra muita gente este pode ser um post completamente inútil – e eu não discordarei. Porém, para cada canto que você olha, logos te bombardeiam. Eles não só ajudam a identificar seus produtos favoritos, por exemplo. Eles fazem parte do seu dia-a-dia. São verdadeiros invasores silenciosos (alguns fazem muito barulho com seus carros de som, mas isso é outra história) que dominam o mundo e ninguém percebe. Afinal, o que você não faz pela sua marca favorita?
Depois dessa viagem toda, que tal conhecer 10 designers de logo importantes no mundo inteiro?
raymond loewy
10. Raymond Loewy – Raymond Loewy (1893 – 1986) é reconhecido como um dos melhores designers industriais do século 20. O logotipo da Shell de 1971, que é usado até hoje, foi desenhado por Loewy. Ele também criou os logotipos antigos da British Petroleum (logo Shield) e Exxon.
gerard huerta
9. Gerard Huerta – Gerard Huerta é um designer com um dos portfólios mais versáteis. Não são muitos os designers gráficos que tem a oportunidade de aplicar seus conhecimentos de design em áreas tão vastas como Gerard tem feito. Seus designs de logos corporativos famosos incluem Swiss Army Brands, Eternity da Calvin Klein, MSG Network, CBS Records Masterworks, The Atlantic Monthly e PC Magazine.
wally olins
8. Wally Olins – Segundo a Wikipedia, Wally Olins é reconhecido praticante como o mais experiente do mundo da identidade corporativa e branding. Wally foi nomeado para o Prince Philip Designers Prize em 1999 e recebeu a medalha de bicentenário da Royal Society of Arts por seus incansáveis esforços na indústria de design.
chermayeff & geismar
7. Chermayeff & Geismar – Ivan Chermayeff e Tom Geismar foram dois estudantes de Yale em meados dos anos 50. Chermayeff & Geismar Inc são os criadores de várias marcas famosas e identidades corporativas. Algumas das suas obras mais prestigiadas são para grandes corporações como a Mobil, Time Warner, Viacom, e a Xerox.
herb lubalin
6. Herb Lubalin – Herbert F. Lubalin (1918 -1981) foi um famoso designer gráfico dos EUA. Os mais proeminentes designs de logo de Herb são o logo Marriage criado em 1965 e o logo Families criado em 1980.
walter landor
5. Walter Landor – Walter Landor (1913-1995) foi um designer gráfico alemão nascido em Munique. Landor ficou mais popular com seu criativo design de logo para a Fedex. A utilização meticulosa do espaço negativo como “seta” era uma obra brilhante de Landor. Seu design de logo da FedEx é considerado como um dos melhores do mundo.
sagi haviv
4. Sagi Haviv – Sagi Haviv, que é sócio da Chermayeff & Geismar, é um designer de 34 anos de idade. Entre seus vários projetos de identidade corporativa estão os designs de logo para os Parques Nacionais do porto de Nova York, Rádio Free Europe, Library of Congress, e da famosa marca de moda Armani Exchange.
alan fletcher
3. Alan Fletcher – Gerard Alan Fletcher (1931 – 2006) foi um designer gráfico britânico. The Daily Telegraph o descreveu como “o designer gráfico mais conceituado da sua geração, e provavelmente um dos mais prolíficos”. Um de seus trabalhos corporativos que é conhecido por muitos é o logo para a Reuters de 1965, composto de 84 pontos. O logo “V&A” para o Museu Victoria and Albert, feito em 1989 e o logo “IoD” para o Institute of Director ainda estão em uso nos dias de hoje.
paul rand
2. Paul Rand – Paul Rand (1914-1996) foi um designer gráfico eminente de origem americana. Ele foi melhor reconhecido por seus famosos designs de logos corporativos. Algumas de suas identidades corporativas incluem o logo da ABC, a IBM e da UPS.
saul bass
1. Saul Bass – SAUL BASS (1920-1996) foi um renomado designer gráfico do século 20. Ele era bem conhecido para a concepção de títulos de filmes. Seu designs de logos corporativos incluem identidades de marca muito bem sucedidas como a Bell Telephone System Communications, United Airlines, AT&T, Minolta e Warner.
* ~ * ~ * ~ * ~ *
A lista acima é uma tradução deste artigo do LogoBlog. Achei bacana o bastante para traze-lo para a nossa língua, mesmo que de uma forma um pouco… meia-boca. Eu mal sei escrever em português!
E aí, o que acharam dos logos? A maioria é desconhecido pra gente, claro, assim como pouca gente sabe da seta entre o E e o x do logo FedEx. E sei que muita gente vai achar boa parte dos logos feios, mas acreditem, todos eles tem um conceito, contam uma história. São verdadeiras obras de arte. Afinal, esses caras sabem como fazer um logo.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Aplicando partículas brilhantes em fotos

01. Pressione Ctrl+O e abra uma imagem qualquer, para este tutorial iremos usar a imagem abaixo.



02. Pressione Ctrl+Shift+Alt+N para criar uma nova layer, dê o nome de Star, clique aqui  (clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Salvar Link Como) e baixe o set de brushes usados no tutorial, instale o set de Brushes dentro da pasta Adobe Photoshop CS3> Presets> Brushes, salve o documento que estamos trabalhando, reinicie o Photoshop, abra novamente o documento, pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool, clique na opção Brush na barra de opções da ferramenta, clique na pequena seta no canto superior direito e escolha o nome do Brush que foi baixado (SS-sparklies) na lista que foi aberta para carregar o set de brushes, escolha o brush indicado abaixo.



03. Preencha o documento como na imagem abaixo



04. Pressione a letra E do teclado para selecionar a Eraser Tool, escolha um brush de pontas suaves e tamanho médio, apague algumas partes como na imagem abaixo.



05. Pressione Ctrl+Shift+Alt+N para criar uma nova layer, dê o nome de Star 2, pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool, clique na opção Brush na barra de opções da ferramenta e escolha o brush mostrado logo abaixo e defina um tamanho de 180 pixels.



06. Pressione a letra P do teclado para selecionar a Pen Tool, defina os valores mostrados abaixo na barra de opções da ferramenta e crie um Path por toda a extensão onde deixamos o brush que foi aplicado visível, como mostrado na imagem abaixo.





07. Clique com o botão direito do mouse no Path criado e escolha a opção Stroke Path, defina os valores abaixo e pressione Ok.





08. Clique novamente com o botão direito do mouse sobre o Path e escolha a opção Delete Path, escolha a cor #ffe1b8, pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool, defina um outro tamanho qualquer e passe vá clicando na imagem afim de deixá-la como na imagem abaixo.



09. Repita do passo 05 ao 07 usando a cor #ffffff.



10. Agora pressione Ctrl+Alt+Shift+N para criar uma nova layer, dê o nome de "Colors" para a layer, pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool, escolha um brush de pontas suaves e tamanho médio.



11. Escolha cores variadas e pinte cobrindo toda a imagem como na imagem abaixo.



12. Vá em Filter> Blur> Motion Blur e defina os valores abaixo.


13. Agora vá em Filter> Noise> Add Noise e defina os valores abaixo.



14. Mude o modo de blend da layer para Color Burn, pressione a letra E do teclado para selecionar a Eraser Tool, escolha um brush de pontas suaves e tamanho grande, clique em alguns pontos onde você queira apagar o colorido aplicado como na foto abaixo.



15. Pressione Ctrl+Shift+Alt+N para criar uma nova layer, dê o nome de "Light", pressione a letra D do teclado para resetar as cores de Foreground e Background para preto e branco, pressione Alt+Backspace (a tecla acima do Enter), ou pressione a letra G do teclado para selecionar a Paint Bucket Tool e clique no documento para preencher a layer com a cor preta, vá em Filter> Render> Lens Flare, posicione em qualquer lugar, repita o efeito mudando a posição do Lens Flare e alterando os valores do filtro, posicione quantas cópias achar necessário, mude o modo de blend da layer para Color Dodge e ao final seu efeito estará como na foto abaixo.





site de origem: http://www.cupofidea.com/howto/334

domingo, 18 de agosto de 2013

Desastres com Photoshop

Confira uma coletânea com diversos desastres de manipulações usando o Photoshop de empresas famosas como CLARO, C&A e VOGUE.

Muitas vezes, fazemos críticas aos “sobrinhos” da vida que terminam pecando nas manipulações de imagens porém, quando o cliente passa a ser uma grande rede de roupas ou revistas famosas, a história fica mais séria, afinal, uma agência com um grande cliente não deixaria o projeto nas mãos de um amador.




















sábado, 10 de agosto de 2013

99,9% dos usuários de smartphones são praticantes do Phubbing! Sabe o que é?

99,9% dos usuários de smartphones são praticantes do Phubbing! Sabe o que é?

Você sai para jantar com um amigo que não vê há séculos. Pede a comida e tenta puxar aquela conversa pra colocar o papo em dia. Quando menos espera, a pessoa à sua frente está com os olhos vidrados no smartphone, sem ter a mínima ideia do que está acontecendo ao seu redor. Reconheceu? É o Phubbing!

Isso mesmo, acaba de surgir uma palavra pra resumir aquele comportamento desprezível em que uma pessoa ignora a outra porque fica prestando atenção somente no seu querido gadget.

Phubbing, a palavra que é uma união entre phone (telefone) e snubbing (esnobar), foi cunhada pelo australiano Alex Haigh e virou base da campanha STOP PHUBBING, que tem o objetivo nobre de tentar resgatar o que falta da boa educação das pessoas quando em situações sociais.

De acordo com o site da campanha, se o phubbing fosse uma praga (e é), ele já teria dizimado 6 Chinas inteiras (atenção para a população chinesa em 2011-> 1,3 bilhões de pessoinhas).

As chances de você ser um phubber são grandes: afinal, são mais de 70 milhões de smartphones no Brasil. De acordo com o site da campanha, o Rio de Janeiro é a 16a cidade que mais phobbeia no mundo.

É aquela coisa, né? Quando você percebe, todo mundo – inclusive você – estão de olho no celular, e sempre com a mesma desculpinha: “só respondendo o Whatsapp”, “tô dando uma olhadinha rápida no Feice”, “só postando essa foto aqui no Insta”, etc..

A sensação que fica é até que existe o “momento do Phubbing”, em que todos em uma mesa olham o seu celular… talvez pra não ter que lidar com as pessoas no mundo offline (que, convenhamos, pode ser bem complexo), talvez pra satisfazer o vício, talvez porque a vida das pessoas no online, porque editadas, são bem mais palatáveis.

A campanha é bacana e traz uma reflexão super válida sobre essa questão da interação social-online-offline. Se você também tá cansado de falar com a testa dos outros, pode entrar no site do Stop Phubbing e baixar pôsteres sobre a campanha, adesivos, envergonhar um phubber e muito mais.

E você, já phubbeou hoje?

KF Designer Logo