segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Estudo mostra que jogos eletrônicos ajudam a cura de doenças nos olhos

Jogos eletrônicos podem ser benéficos para problemas nos olhos (Foto: Divulgação)
Jogos eletrônicos podem ser benéficos para problemas nos olhos (Foto: Divulgação)


Muita gente que joga muito videogame já deve ter ouvido exatamente o contrário do que o título da matéria sugere, como o excesso de tempo na frente do monitor que cansa os olhos (o que é uma verdade, é necessário uma pausa depois de um certo tempo), mas os jogos eletrônicos também beneficiam a cura de problemas de visão como a Ambliopia, segundo uma clínica de oftalmologia indiana.

A ambliopia, também conhecida como “olho preguiçoso”, é a perda da capacidade de um olho para ver os detalhes, e é um problema bem comum em crianças. O cérebro e os olhos não funcionam simultaneamente da maneira correta, ou seja, o cérebro mexe apenas um olho. Esse “olho preferido” tem a visão normal, enquanto o outro olho se move bem menos. Entre os 05 e 10 anos, período em que o cérebro pára de crescer, o problema se torna permanente, causando geralmente o estrabismo (olho vesgo).

Durante o evento da Academia Americana de Oftalmologia, que acontecerá durante essa semana, o Dr. Somen Ghosh irá compartilhar suas descobertas e resultados para os demais profissionais da área. Esses resultados de testes mostram que um terço das crianças que jogam videogames possuem melhorias significantes na visão.

Utilizando 100 pacientes entre 10 e 18 anos, o estudo demorou um ano para ser concluído e os resultados foram muito bons, onde 60% dos pacientes mostraram melhorias na visão. Isso vai contra o que normalmente é dito a respeito da ambliopia, onde as crianças dessa faixa etária não possuem muitas chances (ou nenhuma) de correção do olho preguiçoso.

Sen, um dos pacientes, disse que no início foi difícil usar o olho preguiçoso em jogos de tiro em primeira pessoa, mas depois de alguns meses, foi possível jogar facilmente todas as fases. Alegre com os avanços, Sen também comenta que não estava apresentando melhorias e estava desanimando. Mas agora não há mais problemas em estudar, fazer provas ou jogar alguma coisa, mostrando uma grande melhoria.

Via Destructoid

Nenhum comentário:

Postar um comentário